quarta-feira, 10 de abril de 2013

Viva saudável


Bom, que atividade física sempre é bom, todos sabem, mais porque nem todos se preocupam em se exercitar? Talvez seja por falta de tempo, ou por achar que não precise, pois pensa que  sua saúde está "ok". Mais gente! Atividade física é tudo! Imaginem só se não existisse? Oque seria da gente sem ela? Com ela podemos diminuir a chance de tantas doenças. Pois a atividade física ajuda a tratar 8 das 10 principais causas de morte no mundo, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), infecções pulmonares, doença pulmonar obstrutiva cronica (DPOC), Aids (SIM! Até aids!), câncer do trato respiratório e diabetes. Mais Lainy, como é possível a atividade física prevenir tantas doenças? Como a atividade física ajuda? 
INFARTO: Primeiro, promove uma limpeza nas artérias: Durante a prática esportiva, o HDL – porção benéfica do colesterol – aumenta. Nas artérias, ele atrai o LDL – um dos principais patrocinadores das placas de gordura – e o retira dali. O LDL é carregado até o fígado onde é degradado.
Além disso, os triglicérides – também danosos para os vasos – saem da corrente sanguínea para gerar energia durante uma sessão de movimentos.
Segundo, o exercício físico eleva a quantidade de óxido nítrico. Esta substância é capaz de dilatar os vasos, aumentando a oxigenação, relaxando as artérias e melhorando a circulação.
O risco de infarto fica ainda mais distante!
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC): A atividade física torna os vasos que irrigam a massa cinzenta mais flexíveis e ainda dificulta a formação de placas de gordura, assim os neurônios recebem os nutrientes necessários.
Além disso, promove uma vascularização cerebral, proporcionando novos vasinhos na região, o que incrementa o abastecimento sanguíneo.
Também apresenta benefícios na reabilitação de quem já passou por um AVC, ajudando na recuperação da coordenação e da cognição.
INFECÇÕES PULMONARES: A atividade física evita o acúmulo de secreções no pulmão e, tornam as defesas do corpo muito mais eficazes.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA (DPOC): Aliada à terapia, a atividade física pode melhorar em 20% a falta de ar causada pela DPOC.
AIDS: O exercício ajuda a queimar a gordura que acaba acumulada na barriga (por conta do remédio utilizado) e diminui o risco para desenvolver comorbidades. Além disso, retira o excesso de substâncias inflamatórias dos vasos sanguíneos e aumenta a disponibilidade de glóbulos brancos (defesa do organismo).
CÂNCER DO TRATO RESPIRATÓRIO: A atividade física não trata este tipo de câncer especificamente, mas como em todos os tipos de câncer, o esporte é um aliado no tratamento, pois combate algumas complicações da doença – dor, fadiga, depressão e distúrbios do sono.
A atividade física pode prevenir, aumentar a sobrevida e diminuir a recorrência de tumores de mama, cólon e próstata, além de trazer qualidade de vida a pacientes com outros tipos da doença.
O câncer sofre influência de hormônios e moléculas inflamatórias, e o exercício tem a capacidade de modular estas substâncias.
DIABETES: Ao praticar exercícios o corpo aumenta a capacidade de pegar a glicose e trazê-la para o interior da célula, diminuindo assim, a quantidade de glicose do sangue.
A atividade física impede que o tecido adiposo cresça, freando processos inflamatórios que interferem no trabalho da insulina.
Viram só?! Oque seria do mundo sem esportes? Sem falar das pessoas que praticam porque gostam, porque se sentem bem com isso. E a quanto se machucar? No esporte , machucar é consequência . É tal prova que você tem se esforçado. (Jéssika Leyne)
Não que precise de muito esforço nas atividades, pois qualquer tempinho e "esforcinho" que você tirar para isso, já vai ajudar muito na sua saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário